Débora Abdala

Psicóloga-Coach para Expatriados

Olá! Sou Débora Abdala, Criadora do Além do Passaporte.
Psicóloga, Coach e Especialista em Neuropsicologia.

10 anos de Experiência em Recrutamento de Profissionais para grandes empresas antes de me tornar uma expatriada.

Agora mudei de lado e ajudo pessoas que moram fora do seu país a criarem infinitas possibilidades para suas Vidas e Carreiras no Exterior com uma visão 360º.

Depois de uma mudança drástica de continente devido a uma proposta de trabalho na Irlanda para meu esposo, percebi que não estava preparada para essa mudança e passei por momentos de muita frustração e tristeza, pois sem permissão para trabalhar, sem inglês, longe da família e de tudo que eu conhecia, me vi tendo que recomeçar.

Comecei a pensar em voltar para o Brasil, que não tinha capacidade para aprender o idioma, que não tinha liberdade financeira, afinal não podia trabalhar, pensava no que poderia estar vivendo no Brasil, voltando para o meu antigo trabalho, que meu casamento não ia bem pois não era uma pessoa interessante, que ficar só em casa estava me fazendo mal porque havia perdido a minha rotina, achei que a responsabilidade de encontrar algo que me satisfizesse era do meu esposo, uma vez que ele era o responsável pela mudança ou que o governo irlandês precisava se atentar aos expatriados e abrir possibilidades de trabalho. Além de não me sentir pertencente a este lugar, minha grande decepção era não poder trabalhar e me comunicar, me sentia humilhada, frustrada...

Quando depois de muito tempo já estava cansada de buscar por trabalho, por colocar a culpa nos outros e esperar uma resposta de fora “eu desisti”. Desisti de procurar fora o que dentro ainda estava confuso e caótico. Eu me dei conta de que mesmo se eu conseguisse uma oportunidade de trabalho “naquele momento” eu ainda não tinha inglês o suficiente. Eu tinha tantas coisas a desenvolver ainda, que havia cegado colocando a “culpa” fora, sendo que tudo estava nas minhas mãos e eu não estava agindo por falta de clareza.

Quando eu parei de olhar para o que eu deixei para trás ou o que poderia ter sido e olhei para as novas oportunidades que eu tinha a minha frente, foi o estalo que eu precisava para iniciar uma jornada totalmente diferente. Entendi que a responsabilidade de tudo que estava acontecendo era minha e que nenhuma resposta ou solução viria de fora, eu decidi que escreveria a MINHA NOVA HISTÓRIA. Eu comecei a identificar novos talentos e habilidades que eu tinha que até então eu escondia, ou não valorizava, como a minha habilidade de empatia, de ouvir e paixão por ajudar as pessoas.

Quando comecei a dar voz e juntar todas as peças do que eu tinha vivido até hoje com minhas capacidades técnicas e conhecimentos em neurociência, psicologia, coaching e gestão de pessoas eu busquei entender e tomar consciência das fases da expatriação, que emoções e crenças de que eu nunca iria aprender o idioma estavam boicotando minhas ações e exercitei todos os dias a minha resiliência, me colocando em situações fora da minha zona de conforto, o que me fez crescer de uma maneira impressionante e me trazer onde estou hoje.

A Além do Passaporte nasceu do meu processo de re-descoberta, da reinvenção de mim mesma e da minha profissão, para muito além do sonho inicial de uma experiência internacional, de um passaporte, sou uma nova pessoa e profissional que se transformou, se criou, se re-estabeleceu!

Por isso eu quero que você, que mora fora do seu país de origem, possa também viver o seu todo, que esse seja um tempo especial e preparado para você olhar para dentro de você e poder trilhar o seu caminho consciente, saindo do automático e deixando desculpas de lado, para avançar e dar um sentido único a essa sua nova experiência.

E eu, quero te ajudar a conquistar a Vida que você merece no exterior!