Como continuar sua busca por trabalho durante a Pandemia?

Se você perdeu o emprego devido ao COVID-19 ou estava no meio de uma busca de emprego quando o coronavírus chegou, não entre em pânico e não desista. Embora possa ser desafiador, ainda existem maneiras de procurar trabalho durante uma pandemia. Algumas empresas estão fechando, mas outras estão contratando.

Algumas companhias vão precisar de mais trabalhadores do que antes e talvez precisem contratá-los rapidamente. Ao pesquisar por uma nova vaga, use o termo “urgently hiring” junto com a sua localização para ver as vagas imediatas. Isso vai te dar uma noção de quais empregos estão sendo ofertados em sua região.

O mês de março começou com um forte mercado de trabalho e parte desse crescimento de oferta de empregos pode permanecer durante a quarentena, pois as organizações começam a formular estratégias sobre as melhores maneiras de lidar com a situação e o impacto no local de trabalho. Por isso, separamos algumas dicas para continuar a procurar emprego durante a pandemia do coronavírus.

Conheça seus direitos

Antes de começar a procurar trabalho, confira se tem direito ao seguro desemprego e se já está recebendo. Consulte o recursos humanos de sua empresa para obter detalhes do que está disponível.

Por exemplo, se você perdeu o emprego ou teve sua carga horária reduzida por causa do COVID-19, o governo e alguns empregadores estão fornecendo indenizações adicionais de desemprego para os funcionários afetados.

Na maioria dos casos, você pode solicitar esses benefícios online através do site www.mywelfare.ie, mas você irá precisar do seu número do PPS. Consulte todas as opções para saber sobre elegibilidade e benefícios. Clique aqui para saber mais sobre o seguro disponibilizado pelo governo Irlandês (incluindo para estudantes estrangeiros). 

Prepare-se antes de começar

Se você está há algum tempo sem procurar emprego, atualize seu currículo e seu perfil no LinkedIn. Caso contrário, revise-os e certifique-se de ajustar seu currículo para o trabalho que você procura.

Além disso, reserve um tempo para escrever uma carta de apresentação – a famosa Cover Letter. Isso o ajudará a ser notado em meio a todos os candidatos. Não enviar uma durante o processo pode prejudicar suas chances de ser contratado. 

Pesquise o mercado de trabalho

Nem todos os ramos serão afetados da mesma maneira. As empresas de viagens, serviços de alimentação, hospitalidade e planejamento de eventos foram especialmente afetadas. Por outro lado, o setor de saúde está contratando, assim como supermercados e serviços de limpeza.

O HSE pediu para todos os profissionais da área de saúde que ainda não estão trabalhando no serviço público de saúde que se registrem para estar de plantão na Irlanda. Serão criadas novos leitos hospitalares e de cuidados extras e mãos extras para fornecer ajuda serão necessárias. 

Mesmo que você ainda não seja um profissional de saúde, talvez esteja estudando para ser um, tenha outras habilidades para oferecer ou apenas queira se voluntariar para fazer sua parte, entre em contato. Para obter mais informações sobre como ficar de plantão na Irlanda, acesse a página de inscrição no site do HSE. Lá, você pode ler mais sobre os cargos em demanda, como isso funcionará e preencher o formulário.

Outro exemplo, a Amazon está contratando para novas posições em período integral e parcial em seus centros de atendimento e rede de distribuição para atender à demanda de pessoas que estão utilizando seus serviços. 

Além disso, muitas empresas de distribuição estão criando funções temporárias, mas poderão se converter em permanentes ao longo do tempo. Elas também estão implementando novos processos, que agilizam e facilitam a contratação.

Considere trabalhar de casa

Com a incerteza geral de uma pandemia, você pode se encontrar em uma situação em que não pode trabalhar fora de casa. Talvez você tenha filhos pequenos em casa porque as escolas foram fechadas sem previsão de retorno.

A boa notícia é que, se você tiver uma conexão com a internet, poderá pesquisar e conseguir empregos para trabalhar de casa que, pelo menos, complementem sua renda – e, dependendo da sua qualificação profissional, você pode até encontrar um que é tão lucrativo quanto o seu antigo emprego. Para isso, procurar por palavras-chave como “work at home”, “freelance” ou “telecommute” nos principais sites de empregos.

Ofereça soluções

Este é um momento desafiador para empregadores e trabalhadores. Se você puder mostrar ao recrutador que possui o necessário para ajudar a empresa a ter sucesso, aumentará suas chances de ser contratado.

Pense nos problemas que as empresas estão enfrentando e explique como você os solucionará. Quer você esteja se candidatando a trabalhos de limpeza ou programação, a maneira para ser contratado é mostrar aos possíveis empregadores que você possui as habilidades necessárias. Enfatize suas qualificações mais valiosas em sua cover letter, em seu currículo e nas entrevistas de emprego.

Se você puder fazer seu trabalho de casa, poderá – mais do que nunca – ter uma chance de chamar a atenção dos recrutadores. Muitas empresas, especialmente no setor de tecnologia, estão fazendo seus funcionários trabalharem de casa. Isso significa que muitos olhos estão checando emails – e alguns deles pertencem a profissionais de RH. Por isso, se você tem experiência com esse tipo de trabalho remoto, seria bom mencionar em seu currículo.

Esteja preparado para ser excelente na entrevista

Certifique-se de que você está preparado para entrevistas em vídeo. Se você nunca foi entrevistado via Skype ou Zoom, procure aprender mais sobre essas plataformas e como elas funcionam. 

Familiarize-se com a tecnologia e faça uma entrevista prática antes de falar com o recrutador. Preste muita atenção à iluminação e ao fundo, bem como a sua aparência diante da câmera. 

Confira também nossa matéria sobre dicas para se preparar para uma entrevista, clicando aqui (link para o outro artigo). 

Melhore suas habilidades

Você pode ter tempo extra e, se tiver, é uma oportunidade de atualizar suas habilidades. Há muitas oportunidades online de adquirir conhecimento, incluindo LinkedIn Learning, Coursera, Udemy, Google Garage e muitos outros sites onde você pode aprimorar ou aprender novas habilidades.

Seja paciente e gentil

O coronavírus impactou muitas partes da vida cotidiana, além do local de trabalho. Se você não está recebendo feedback tão rápido quanto gostaria, seja paciente e gentil com os recrutadores e seus contatos. Todo mundo tem problemas para lidar e está fazendo o melhor que pode durante esse período difícil.

O processo de contratação pode ser mais longo e diferente do que você está acostumado, mas você chegará lá. Quando o fizer, reserve um tempo para agradecer a todos que o ajudaram na sua busca de emprego.

Por fim, lembre-se: o processo de contratação pode ter desacelerado nas indústrias afetadas, mas os empregadores ainda estão contratando. Aproveite esse tempo para aprimorar habilidades, tornar-se familiar com ferramentas de trabalho diferentes (como Skype) e também tire um tempo para se organizar e rever suas prioridades. Estes são tempos difíceis para quase todo mundo, ofereça ajuda para quem puder. E, talvez, no futuro você encontrará pessoas dispostas a ajudá-lo também.

Comments (0)

Post a Comment