5 dicas imprescindíveis para se preparar para a sua próxima entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego é semelhante, em muitos aspectos, a uma conversa social, mas requer mais do que apenas habilidades de conversação. Mesmo quando você já participou de mais entrevistas do que pode contar, a entrevista de emprego nunca parece ficar mais fácil, não é mesmo? Mas por mais estressante que esse processo seja, lembre-se de que seu currículo e carta de apresentação claramente deixaram uma impressão positiva nos recrutadores e agora é a hora de confirmar que você é sim, o melhor candidato.

O que os recrutadores geralmente procuram?

  • Qualificações
  • Atitude positiva
  • Interesse na empresa e posição
  • Histórico de trabalho estável
  • Senso de propósito claro
  • Habilidade de comunicação
  • Padrão de alto desempenho
  • Ajuste cultural
  • Paixão pelo que faz

Dito isto, existem maneiras de fazer uma entrevista de emprego parecer muito menos estressante. Com apenas um pouco de tempo de preparação você já se sentirá mais confortável. Lembre-se, o candidato que mostra o maior entusiasmo pelo trabalho, pela oportunidade e pela empresa geralmente é quem recebe a oferta!

Pensando em ajudar você nesse processo, nós separamos algumas dicas para entrevistas de emprego que podem ajudá-lo a ter uma experiência de entrevista bem mais positiva e melhor bem-sucedida.

1. Faça a lição de casa

Conhecer as principais informações sobre a empresa com a qual você está se candidatando pode ajudá-lo a começar sua entrevista com confiança. Caso contrário, até mesmo perguntas mais simples como “por que você quer trabalhar conosco?” ficarão mais difíceis de responder.

Usando o site da empresa, você consegue encontrar muitas informações sobre a história, missão e valores, equipe, cultura e sucessos recentes da empresa. Esses dados vão te fornecer uma sólida compreensão dos objetivos da empresa e de como seu perfil faz com que você se encaixe perfeitamente. Além disso, se a empresa possui um blog e uma presença nas mídias sociais, eles também podem ser lugares úteis para procurar.

2. Prática leva à perfeição

Embora não exista um formato definido para cada entrevista de emprego, há algumas perguntas que são muito comuns nas primeiras fases. Por isso, prepare-se para responder tais perguntas, pense no que você gostaria de informar enquanto estiver conversando com os recrutadores.

Respostas boas são aquelas específicas – mas concisas – baseando-se em exemplos concretos que destacam suas habilidades e apoiam seu currículo. Suas respostas também devem enfatizar as habilidades mais importantes e relevantes para o empregador e para a posição que está aplicando, explicando por que você seria a melhor pessoa para o trabalho.

Confira algumas das perguntas mais comuns no nosso e-book, com dicas completas sobre toda a fase inicial de uma contratação.

Dica!

Atenção. Mesmo a resposta mais bem preparada será insuficiente se não responder à pergunta que está sendo feita. Embora seja importante se familiarizar com as melhores respostas, é igualmente importante ouvir atentamente durante a entrevista para garantir que suas respostas forneçam ao entrevistador as informações que eles estão procurando.

3. Qual será o look do dia?

É de conhecimento geral que a primeira impressão é a que fica. Alguns estudos mostram que os recrutadores podem decidir contratá-lo logo nos primeiros minutos da entrevista, portanto, é fundamental criar uma boa primeira impressão.

Pensando nisso, nossa sugestão é usar roupas limpas, discretas e que transmitam uma boa imagem e confiança, um look apropriado para o tipo de empresa para a qual você está se candidatando vai te deixar mais confiante e te dar muitos pontos na entrevista. Planejar tudo no dia anterior (desde quais sapatos e roupa você usará até a que horas sairá e como chegará lá), vai fazer você ganhar tempo pela manhã, também diminuindo a ansiedade e a chance de ter problemas em cima da hora.

4. Fique tranquilo e respire!

Embora a ansiedade antes de uma entrevista seja perfeitamente normal, você não pode permitir que esse nervosismo tome conta de você na entrevista. Uma boa preparação é a chave para manter o controle. Antes da entrevista, respire fundo e expire lentamente para controlar os sentimentos de ansiedade e incentivar a autoconfiança.

Durante a entrevista de emprego, tente relaxar e ficar o mais calmo possível. Fale com clareza, sorria – sua linguagem corporal diz tanto sobre você quanto suas respostas às perguntas – e lembre-se de que seus entrevistadores são apenas pessoas normais e que também podem estar nervosos. 

5. Via de duas mãos

Uma ótica dica é ter uma lista de suas próprias perguntas para fazer ao empregador. Em quase todas as entrevistas, você será perguntado se tem alguma dúvida ou questão. É importante ter pelo menos uma ou duas perguntas preparadas – algumas que fornecerão mais informações sobre o trabalho e outras que aprofundarão a cultura e os objetivos da empresa – para demonstrar seu interesse na posição.

Entrevistadores querem saber que você está pensando seriamente sobre como seria trabalhar lá, caso contrário, você pode parecer apático, o que é um grande problema para os recrutadores.

Tome cuidado! 

Não pergunte sobre salário, isso pode parecer extremamente presunçoso de sua parte. É melhor adiar toda a conversa sobre remuneração até receber uma oferta. Perguntas sobre salário, férias e dias de folga, podem deixar a impressão que você está interessado apenas no dinheiro e nas vantagens e não no trabalho em si.

Resumindo, passar pelo processo de entrevista para um novo emprego pode ser um desafio, especialmente quando você está sendo entrevistado para uma vaga em um país que não é o seu de origem. Mas com uma boa preparação e dedicação tudo pode ficar mais fácil. E não se esqueça: caso esteja procurando por dicas mais aprofundadas para preparar-se para a sua próxima entrevista de emprego, confira o nosso e-book completo sobre entrevista de emprego. Caso deseje treinar a entrevista e receber feedback sobre as suas respostas e sugestões de melhoria para garantir o avanço no seu processo seletivo, visite o Serviço de Treinamento e Simulação de Entrevista em Inglês.

Comments (0)

Post a Comment